Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Aposentadoria

Pensão internacional

Os acordos internacionais firmados pelo Brasil com nove países permitem, além da utilização conjunta do sistema de saúde público, somar anos trabalhados em mais de um país na hora de solicitar a aposentadoria.

"O acordo garante o direito de cobertura previdenciária ao cidadão que contribuiu em diferentes países", disse à Gazeta do Povo a servidora da Manutenção de Direitos do Segurado do INSS em Curitiba Solange Nogarolli.

Tomemos como exemplo uma brasileira que trabalhou por dez anos aqui, contribuindo com a Previdência, e mudou-se para a Argentina, onde completou mais 20 anos de recolhimentos à seguridade do país vizinho. Se ela voltar ao Brasil e desejar pedir sua aposentadoria por tempo de serviço, poderá fazê-lo. Nesse caso, o governo brasileiro arca proporcionalmente com o benefício, e o argentino, com o restante.

Desde 2005, o Brasil possui também um acordo multilateral com os países do Mercosul, o que incluiu o Paraguai no grupo. A notícia é ótima para brasiguaios, como são chamados brasileiros que trabalham no país vizinho, e para paraguaios que trabalham aqui.

É o caso de Zeferino Alcaraz Ledezma, de 60 anos, presidente da associação Casa Paraguaia. Ele trabalhou dos 15 aos 18 anos em seu país natal, como funcionário público, antes de passar a contribuir com a Previdência brasileira como pintor autônomo.

Assim como o seguro de saúde de viagem público, a complementação do tempo de contribuição para solicitar a aposentadoria é quase desconhecida. Informado sobre o benefício pela reportagem, Ledezma se animou. "Com certeza vou ver como funciona, entrar no site, procurar", disse.

Para quem se encontra em situação semelhante, convém verificar se compensa pedir a junção dos tempos de contribuição em países diferentes. Isso porque, na legislação brasileira, a aposentadoria convencional garante um benefício de um salario mínimo, garantia que não é mantida no caso da aposentadoria por complementação internacional.

A orientação para estrangeiros no Brasil é procurar órgãos de representação de seu país, como consulados ou associações, para saber quais são seus direitos.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros