O México incorpora a fronteira entre os povos latinos e os Estados Unidos. Veja o perfil do país, que realiza pela primeira vez eleições amplamente democráticas:
Demografia Os 106 milhões de habitantes estão espalhados por 1,97 milhão de quilômetros quadrados, principalmente na Cidade do México, que tem perto de 20 milhões de habitantes.
Cultura O país latino fala espanhol ou castelhano. São reconhecidas oficialmente 62 línguas indígenas, das quais a mais falada é o Nahuatl. A independência do México foi reconhecida pela Espanha em 1821.
Vizinhança A economia mexicana foi impulsionada pelo Acordo de Livre Comércio da América do Norte (Nafta), a partir de 1994. No entanto, as indústrias instaladas no México dependem muito do que ocorre nos Estados Unidos e, nos últimos anos, agravaram a recessão no país latino. A migração é outro ponto de ligação entre os dois países. Estima-se que cerca de 3 milhões de mexicanos vivem nos EUA.
Política A eleição de 2000 foi a primeira considerada sem fraudes. Na época, o oposicionista Vicente Fox obteve 42,5% dos votos.
Prejuízo recorde ressalta uso político e má gestão das empresas estatais sob Lula 3
Moraes enfrenta dilema com convite de Trump a Bolsonaro, e enrolação pode ser recurso
Carta sobre inflação é mau começo para Galípolo no BC
Como obsessão woke e negligência contribuíram para que o fogo se alastrasse na Califórnia