Trump exige US $ 5,7 bilhões para financiar um muro na fronteira com o México, parte de uma grande promessa de campanha que ele não conseguiu fortalecer no Congresso.
As apreensões na fronteira se encontram nos níveis mais baixos das últimas décadas e estatísticas federais mostram que a maioria dos que entram ilegalmente não tem antecedentes criminais.
Mas a fronteira sudoeste está enfrentando uma crise que Trump não previu quando prometeu reprimir a imigração ilegal: um influxo de famílias da América Central fugindo da pobreza, violência de gangues e ameaças. Duas crianças morreram sob custódia federal no mês passado, e autoridades da fronteira dizem que não estão equipadas para lidar com os milhares de pais e crianças que continuam a chegar.
Aqui estão algumas perguntas básicas e respostas sobre cruzamentos na fronteira:
O número de pessoas que atravessam a fronteira ilegalmente aumentou?
A melhor maneira de medir travessias ilegais de fronteira é pelo número de pessoas presas pela Patrulha de Fronteira dos EUA depois de entrar. Em 2000, agentes da fronteira prenderam mais de 1,6 milhão de pessoas ao longo da fronteira entre os EUA e o México. Agentes prenderam 303.916 no ano fiscal de 2017, o menor número desde 1971. No ano fiscal de 2018, que terminou em setembro, o número subiu para quase 400.000.
Quem está cruzando a fronteira ilegalmente?
Nos anos 1990 e 2000, os migrantes detidos eram geralmente adultos do México, que podiam ser facilmente deportados após uma curta permanência em instalações de detenção. Agora, a maioria é formada por famílias da América Central ou menores não acompanhados que são difíceis de serem mandados de volta rapidamente por causa de leis federais que proíbem a deportação rápida de menores não acompanhados de países além do México e de limites legais de quanto tempo as crianças podem ser detidas com seus pais.
O departamento de Alfândega e Proteção de Fronteiras dos EUA deteve 25.172 membros de famílias em novembro, um recorde, e 5.283 menores desacompanhados. Esses grupos representaram quase 60% das prisões de fronteira daquele mês. No último ano fiscal, os agentes prenderam 107.212 membros de famílias – ou seja, pelo menos um dos pais com pelo menos um filho – em comparação com 14.800 cinco anos antes.
Quantos estão buscando asilo?
Os tribunais de imigração americanos receberam quase 120.000 pedidos de asilo no ano fiscal de 2017, quatro vezes o número de 2014.
A administração Trump argumenta que os migrantes estão apresentando alegações frívolas, conscientes de que eles provavelmente conseguirão a entrada nos Estados Unidos quando os seus casos passarem pelos tribunais de imigração que estão sobrecarregados.
Defensores dizem que os migrantes estão fugindo de algumas das nações mais perigosas do mundo e têm legítimos pedidos de asilo. Alguns argumentam que a solução é atribuir mais juízes para lidar com os casos.
Quantas pessoas estão em centros de detenção?
Há cinco anos, o governo detinha uma média de 33.000 imigrantes por dia. No dia 1 de janeiro, o Departamento de Imigração e Alfândega dos EUA tinha 48.019 detidos – cerca de 8.000 a mais do que o Congresso autorizou. A maioria é de adultos; 1.928 são famílias detidas.
As autoridades dizem que a maioria dos detidos não é elegível para entrada devido a antecedentes criminais ou outras razões. Como os registros de imigração não estão disponíveis para o escrutínio público, é impossível confirmar isso independentemente.
Qual é o ritmo dos casos nos tribunais de imigração?
A administração Trump definiu uma meta de cortar a demora nos tribunais de imigração pela metade até 2020. Mas o número de juízes de imigração é de cerca de 400. E apesar das novas cotas de 700 casos por ano para cada juiz, o atraso cresceu.
O Departamento de Justiça, que comanda os tribunais, estimou que houvesse 760.000 [casos abertos] antes da paralisação parcial do governo que começou no final de dezembro.
A Trac, uma organização da Universidade de Syracuse que publica dados de tribunais, estima que o backlog tenha ultrapassado 1 milhão.
Como o quadro de pessoal na fronteira mudou?
Trump prometeu aumentar substancialmente a Patrulha de Fronteira e o pessoal da Imigração e Alfândega (ICE, na sigla em inglês). Mas o número de agentes de fronteira tem sido relativamente constante, em cerca de 20.000, o dobro do número de patrulheiros quando as prisões atingiram o pico em 2000.
Existe um muro ao longo da fronteira sul?
Há uma barreira ao longo de 1.050 quilômetros da fronteira cuja extensão é de 3.220 quilômetros. Alguns a chamam de cerca. Outros chamam de muro. Agentes da Patrulha da Fronteira dizem que o muro ajuda a controlar o tráfico de drogas e que protege os Estados Unidos dos altos índices de criminalidade em cidades como Juarez, no México.
Defensores dos imigrantes, no entanto, dizem que o muro não impedirá migrantes e, em vez disso, está desviando fronteiras ilegais para locais mais perigosos como Antelope Wells, onde Jakelin Caal, de 7 anos, foi presa com o pai em dezembro. Ela morreu 27 horas depois, disseram autoridades, de choque e desidratação. Em 24 de dezembro, Felipe Gomez Alonzo, 8 anos, morreu após vários dias sob custódia dos EUA.
O Government Accountability Office (equivalente à Controladoria Geral da União no Brasil) recomendou que a Patrulha de Fronteira desenvolva métricas para determinar como a cerca contribui para a segurança das fronteiras.