Ouça este conteúdo
Uma situação inusitada está gerando desconfiança na reta final das primárias para a eleição presidencial na Argentina, que serão realizadas no domingo (13).
Segundo informações do jornal La Nacion, o último ato de campanha de Sergio Massa, ministro da Economia e pré-candidato peronista à presidência, será realizado na quinta-feira (10) à noite no Teatro Argentino de La Plata, que fica no mesmo prédio onde a Justiça argentina com competências eleitorais guarda os materiais para a votação de domingo na província de Buenos Aires.
De acordo com o periódico argentino, estão guardados no local atas, cédulas certificadas, faixas de segurança para lacrar a papelada e outros materiais que serão usados nas primárias.
Devido à perspectiva de milhares de militantes peronistas participarem de um ato no mesmo prédio, as autoridades eleitorais da Justiça Federal enviaram uma carta à Chefia de Gabinete e ao Ministério do Governo da província de Buenos Aires para que detalhem por escrito as medidas de segurança que serão adotadas para garantir a segurança da votação.
Cerca de 40% do eleitorado argentino mora na província de Buenos Aires. O Teatro Argentino é um dos lugares favoritos da ala kirchnerista do peronismo, que encerrou ali outras campanhas eleitorais no passado.