Após a apuração de 100% dos votos, Pedro Pablo Kuczynski alcançou o primeiro lugar na disputa pela Presidência do Peru nesta quinta-feira.Mas o resultado oficial com o anúncio de sua vitória ainda depende da revisão de 0,2% dos votos.
O liberal moderado Kuczynski, do Peruanos Pela Mudança (PPK), obteve 50,12% dos votos, contra 49,88% para a populista de direita Keiko Fujimori, de acordo com o Escritório Nacional de Processos Eleitorais (Onpe).
“É preciso trabalhar muito. Ainda não é totalmente oficial, falta um pouquinho”, disse Kuczynski, em uma breve declaração à imprensa, ao sair de casa, em um bairro nobre de Lima, rumo ao QG de campanha.
“Obrigado, Peru! É hora de trabalharmos juntos pelo futuro do nosso país”, tuitou ele minutos antes.
Conhecido como PPK, o virtual ganhador da eleição presidencial também discursou para seus seguidores em um dos diretórios de campanha.
“Queremos um país unido, conciliado, pronto para dialogar, e não confundamos diálogo com fraqueza. Vamos trabalhar para todos os peruanos”, prometeu.
“Aos meus adversários, lhes ofereço minha maior boa vontade para dialogar (...) Não é uma divisão do Peru entre sul e norte, ou entre serra e costa, somos um único país”, frisou Kuczysnki, consciente de que o país ficou dividido ao meio após a eleição e que é necessário estender pontes e buscar consensos.
O fujimorismo obteve 73 cadeiras de um total de 130 no Parlamento, e o PPK, apenas 18, motivo pelo qual o diálogo será chave para a governabilidade.
Ainda estão pendentes de análise 173 atas, que são enviadas a um júri eleitoral para sua validação. O trâmite deve ser concluído ainda nesta quinta-feira.
Keiko Fujimori ainda não se pronunciou.
Congresso frustra tentativa do governo de obter maior controle sobre orçamento em PL das Emendas
“Embargo ao Carrefour no Brasil inclui frango”, diz ministro da Agricultura
STF e Governo Lula se unem para censurar as redes sociais; assista ao Sem Rodeios
Janaína Paschoal cobra íntegra do relatório da PF sobre suposta trama golpista
Deixe sua opinião