Ouça este conteúdo
O Peru decidiu fechar Machu Picchu, um dos principais pontos turísticos incas e a maior atração do país, conforme anunciou o governo do Peru neste sábado (21). "O fechamento foi ordenado devido à situação social e para preservar a integridade dos visitantes", indicou o Ministério da Cultura em um comunicado à imprensa .
O Peru vive uma crise social e política sem precedentes. Um manifestante morreu neste sábado após confrontos com forças de segurança durante um protesto contra a presidente Dina Boluarte em Ilave, sul do Peru. “Ele foi ferido e levado ao hospital de Puno, mas chegou sem vida”, disse à AFP Jacinto Ticona, defensor popular do Ilave. “Pedimos à polícia que não use força desproporcional”, acrescentou.
Na quinta-feira (19) as regiões do Amazonas e La Libertad, no norte, e a de Tacna, no sul, foram incluídas no estado de emergência, de modo que cerca de um terço do país está sob esse regime, até meados de fevereiro.
Manifestações exigindo a renúncia de Dina Boluarte e a suspensão do Congresso já causaram 46 mortes (45 civis e um policial) desde 7 de dezembro, após a destituição e prisão do presidente Pedro Castillo.