Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Gás lacrimogêneo

Peru: homem morre em protesto contra mina da Xstrata

Pelo menos uma pessoa foi morta no Peru nesta segunda-feira, quando a polícia usou gás lacrimogêneo para reprimir um protesto de mineiros e cidadãos contra a mineradora suíça Xstrata. Centenas de manifestantes utilizaram troncos de árvores e pedras para interromper o tráfego em estradas na província de Espinar, no sul do Peru, para protestar contra poluição que a mineradora estaria provocando nos Rios Salado e Canipia.

Os manifestantes exigem estudos ambientais na área, citando mortes de diversos animais. Eles também querem que a empresa aumente para 30% a atual contribuição voluntária de 3% dos lucros feita para o desenvolvimento econômico local. O homem morto no conflito ainda não foi identificado, disse o promotor Hector Herrera, acrescentando que oito feridos estavam sendo tratados no Hospital Espinar. Ontem foi o 8º dia de confronto, que já deixou pelo menos 20 policiais e 24 manifestantes feridos segundo autoridades peruanas. As informações são da Dow Jones.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.