Uma raça de cães pelados e quase sempre banguelas, mas que é motivo de orgulho no Peru por causa de sua popularidade entre os reis incas, pode ir parar na Casa Branca, onde a futura família moradora procura um novo mascote.
O presidente-eleito dos EUA, Barack Obama, prometeu um cachorro para as filhas Malia, 10 anos, e Sasha, 7, levarem para a Casa Branca. Mas Obama disse nesta segunda-feira que o animal escolhido precisa ser de uma raça que não provoque alergia em sua filha Malia, que é especialmente sensível a isso.
Donos do cão pelado peruano, uma raça retratada há 3.000 anos em cerâmicas pré-hispânicas, dizem que ele é perfeito para crianças sensíveis a outros cães.
"Eles não causam nenhum tipo de alergia e são muito amistosos e carinhosos", disse Claudia Galvez, 38 anos, diretora da Associação Amigos do Cão Pelado Peruano.
"Queremos dar um filhote macho às filhas de Obama, para que elas experimentem toda a alegria de ter um cachorro, mas sem alergia", disse ela, que nesta segunda-feira entregou à embaixada dos EUA em Lima uma carta com a oferta.
Os peruanos afirmam que o cão pelado tem uma temperatura corporal acima da média, o que compensa a falta de pêlos - o que por sua vez evita doenças como a asma e a bronquite alérgica.
Galvez já selecionou um filhote de 4 meses para ser eventualmente enviado à família Obama. Por enquanto, a chama de "Orelhas" (que são grandes e empinadas).
"Mas se o mandarmos para os Estados Unidos seu nome oficial será Machu Picchu", disse ela, referindo-se à antiga cidadela inca, maior atração turística do país.
Esquerda tenta reconexão com trabalhador ao propor fim da escala 6×1
Jornada 6×1: o debate sobre o tema na política e nas redes sociais
PT apresenta novo “PL da Censura” para regular redes após crescimento da direita nas urnas
Janjapalooza terá apoio de estatais e “cachês simbólicos” devem somar R$ 900 mil