O cabelo da candidata republicana a vice-presidente dos EUA, Sarah Palin, com sua franja reta, a parte superior avolumada e os cachos ondulados, conquistou adeptos entre os que festejam o Halloween e algumas mulheres judias ortodoxas.
Enquanto os norte-americanos preparam-se para o Dia das Bruxas e as eleições presidenciais, a serem realizadas pouco depois, os nova-iorquinos compram com entusiasmo as perucas e os óculos de estilo Palin, independente de sua filiação partidária, dizem donos de lojas de roupas à fantasia.
E em um bairro judeu ortodoxo do Brooklyn, a "moda Palin" tornou-se comum entre algumas mulheres, que, por motivos religiosos, usam perucas a fim de cobrir seus cabelos. Feitas de cabelos humanos, as perucas com essa aparência custam 695 dólares ou mais.
No parque Borough, no Brooklyn, uma área com um grande número de moradores hassídicos que usam chapéus pretos e longas barbas e de mulheres vestidas com saias longas e camisas de manga cumprida, a estilista Gail Rosenzweig disse que metade de suas clientes judias ortodoxas deseja se parecer com Palin.
"Elas querem fazer uma declaração por meio da moda", afirmou Rosenzweig enquanto trabalhava em uma peruca daquele tipo. Mesmo que a candidata a vice seja uma cristã do Alasca, cuja população judia responde por menos de 1% do total do Estado (de 670 mil), as clientes "gostam do visual clássico dela. E elas podem usar o cabelo solto ou preso", afirmou a estilista.
Shlomo Klein, um judeu ortodoxo e vice-presidente da fabricante de perucas Georgie Wigs, disse ter vendido mais de 50 das perucas "Sarah P" nos EUA, nas últimas semanas, para mulheres que desejam usar um apetrecho do tipo por motivos médicos ou religiosos.
As judias ortodoxas casadas não mostram seu cabelo real em público e chegam a gastar até vários milhares de dólares com uma peruca, afirmou Klein.
O visual Palin substituiu outros estilos antes populares entre as judias ortodoxas tais como o "Posh Spice" de Victoria Beckham e o corte de Jennifer Aniston no seriado "Friends," disse.
'BOA APARÊNCIA'
Esther Melamed disse ter pagado mais de 700 dólares pela peruca feita de cabelo humano a fim de usá-la em um feriado judaico celebrado pouco tempo atrás.
"Eu tenho algumas perucas velhas que poderia usar, mas desejava ficar com uma determinada aparência e eu realmente gostei daquilo", afirmou, acrescentando que pretende votar em Palin.
Outros membros da comunidade judaica do Brooklyn disseram que, se o visual da candidata conquistava adeptos, não era por motivos políticos ou religiosos.
"Ela tem uma boa aparência. Eu não acho que isso seja algo político ou religioso. Acho que a imagem dela é de alguém seguro e confiante que consegue participar do jogo político", afirmou Sarah Yavne, proprietária da Teen Boutique, que vende produtos de marcas como French Connection para adolescentes judeus ortodoxos.
O visual de Palin também faz sucesso nas lojas de Halloween em Nova York, um Estado que costuma votar nos democratas.
"As pessoas estão dando destaque a ela porque ela é uma novidade, porque é uma mulher e porque é uma mulher bonita", afirmou Robert Pinzon, da Abracadabra, que vende perucas estilo Palin por 75 dólares.
Oposição diminui ênfase no STF e retoma pautas usuais do Congresso
“Conspiração tabajara”: Mourão ironiza suposta trama golpista e critica investigação; acompanhe o Entrelinhas
Deputado do PT questiona local da prisão de Braga Netto: “central de conspiração”
Reforma tributária: Relator corta desconto a saneamento e inclui refrigerantes no “imposto do pecado”