A insatisfação dos eleitores alemães com a coalizão governista atingiu um nível recorde, segundo uma pesquisa divulgada pela emissora nacional ZDF nesta quinta-feira (13), depois que todos os partidos da coalizão apresentaram resultados fracos nas eleições para o Parlamento Europeu.
Entre os 1.334 participantes da pesquisa realizada de 10 a 12 de junho, 71% disseram que estão insatisfeitos com o trabalho do governo, em comparação com 66% em maio.
Cerca de 51% dos entrevistados se manifestaram a favor de uma eleição antecipada, enquanto 66% ainda acreditam que a coalizão durará até o final de seu mandato no próximo ano.
Todos os três partidos da coalizão governista da Alemanha sofreram perdas nas eleições para o Parlamento da UE, um indicador inicial do voto nacional, enquanto a legenda de direita nacionalista Alternativa para a Alemanha (AfD) obteve sólidos ganhos.
Os resultados dos partidos tradicionais, como o social-democrata SPD, do chanceler Olaf Scholz, mostram o descontentamento dos alemães com a queda do padrão de vida na maior economia da Europa, enquanto o governo lida com a crise energética provocada pelo conflito na Ucrânia e com as consequências da pandemia da Covid-19.
Um resultado ainda mais fraco na votação da UE levou o presidente da França, Emmanuel Macron, a convocar uma eleição antecipada depois de ser superado pela direita nacionalista.