Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Líder argentino

Pesquisa aponta Milei como presidente mais bem avaliado da América do Sul em junho

Pesquisa aponta Milei como presidente mais bem avaliado da América do Sul no mês de junho
Presidente argentino ficou em primeiro no ranking de popularidade da CB Consultora (Foto: REUTERS/Agustin Marcarian/File Photo)

Ouça este conteúdo

O presidente da Argentina, Javier Milei, é o presidente sul-americano mais bem avaliado em junho, de acordo com o ranking da CB Consultora, uma empresa especializada no estudo do clima social e na projeção de cenários eleitorais.

A imagem positiva de Milei subiu de 54,8% em maio para 55,7% em junho, com um índice de desaprovação de 41,9%, de acordo com a pesquisa realizada entre os dias 11 e 15 de junho com 12.341 pessoas (uma média de 1.032 a 1.469 cidadãos por país), com um nível de confiança de 95% e uma margem de erro de 2% a 3% para mais ou para menos.

Em segundo lugar aparece o presidente do Equador, Daniel Noboa, que no mês passado ocupou o primeiro lugar com uma margem positiva de 58,1%, que caiu para 54,3% em junho, com a margem negativa ficando em 42,2%.

O presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, subiu para o terceiro lugar, com imagem favorável de 51,3% - acima dos 49,2% da consulta referente a maio - e imagem negativa de 45,6%.

O presidente do Uruguai, Luis Lacalle Pou, ficou em quarto lugar, com 50,8% de apoio e 46,1% de desaprovação, seguido pelo presidente do Paraguai, Santiago Peña, com 48,5% de aprovação e 48,3% de rejeição.

A imagem favorável do presidente da Bolívia, Luis Arce, foi de 43,8% em junho, contra 52,8% de rejeição.

A seguir aparecem os presidentes do Chile, Gabriel Boric (negativa de 60,1% e favorável de 37,5%), da Colômbia, Gustavo Petro (negativa de 57,4% e positiva de 38,9%).

O índice de apoio ao ditador da Venezuela, Nicolás Maduro, caiu de 39,5% em maio para 39,3% em junho, e sua imagem negativa está em 58,4%, em um momento em que o país está imerso na campanha para as eleições presidenciais de 28 de julho, nas quais ele, que está no cargo desde 2013, tentará se reeleger.

Em último aparece a presidente do Peru, Dina Boluarte, com uma imagem negativa de 68,5% e uma positiva de 26,7%. (Com Agência EFE)

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.