Por uma margem de 56% a 33%, os eleitores conservadores escolheram o governador da Flórida, Ron DeSantis, para próximo presidente dos Estados Unidos, em vez do ex-presidente republicano Donald Trump, que lançou formalmente uma nova campanha presidencial no mês passado.
A pesquisa feita pela Universidade Suffolk foi realizada depois que candidatos apoiados por Trump nas eleições de meio de mandato, realizadas há pouco, não se saíram tão bem quanto se esperava.
"Há um novo xerife republicano no pedaço", avalia David Paleologos, diretor do Centro de Pesquisa Política da Universidade Suffolk.
"DeSantis supera Trump não apenas entre o público geral, mas também entre os eleitores de tendência republicana, que têm sido a base do ex-presidente. Republicanos e eleitores independentes conservadores querem cada vez mais o trumpismo sem Donald Trump", conclui o especialista.
De acordo com a pesquisa, DeSantis também superaria Biden por 47% a 43% numa eleição hipotética. Cerca de 7% dos participantes do levantamento se diziam indecisos sobre quem escolher.
DeSantis, de 44 anos, foi reeleito governador em novembro, ao vencer com uma larga margem de mais de um milhão e meio de votos, a maior dos últimos em 40 anos na Flórida.
A festa da direita brasileira com a vitória de Trump: o que esperar a partir do resultado nos EUA
Ministros do STF fazem piada sobre vitória de Donald Trump; assista ao Entrelinhas
Com imigração em foco, Trump começa a projetar primeiros decretos como presidente dos EUA
Slogans x resultados: a maior vitória de todas é a de Trump
Deixe sua opinião