O presidente Álvaro Uribe tem grandes chances de ser reeleito no primeiro turno das eleições de maio deste ano na Colômbia com uma percentagem de votos muito próxima à que o levou ao poder em 2002, segundo uma pesquisa divulgada hoje. Segundo a pesquisa, encomendada pela revista "Semana" e o grupo de estações de rádio e televisão "RCN", o governante obteria 56% dos votos no pleito de 28 de maio, o primeiro a ser realizado no país após as eleições parlamentares do último dia 12, nas quais os seis movimentos que apóiam a manutenção de Uribe no poder conquistaram mais da metade das 268 cadeiras do Congresso colombiano.
O número divulgado na enquete é inferior em apenas dois pontos percentuais ao que deu a vitória a Uribe em maio do 2002, quando conquistou a Presidência com pouco mais de 5,86 milhões de votos.
Segundo a pesquisa, que foi realizada pela empresa Napoleón Franco, Uribe também poderia derrotar com 56% dos sufrágios o candidato que surgisse de uma aliança entre seus principais adversários, Horacio Serpa, Carlos Gaviria Díaz e Antanas Mockus.
Neste estudo, o aspirante de uma eventual coalizão conta com uma preferência eleitoral de 27%, valor muito próximo ao atribuído pela pesquisa ao ocupante do segundo lugar nas eleições presidenciais, que deverão registrar votos de 26,5 milhões de colombianos.
A enquete concluiu que Serpa, ex-ministro e que pela terceira vez concorre ao cargo de chefe de Estado pelo Partido Liberal Colombiano (PLC), do qual Uribe é dissidente, conquistaria 25% dos votos.
Gaviria Díaz, senador e ex-presidente da Corte Constitucional e que concorrerá pelo Pólo Democrático Independente (PDA), conta com 9% da preferência do eleitorado, e Mockus, ex-prefeito de Bogotá e líder do movimento Visionários, recebe 2% das intenções de voto.
Ainda segundo a pesquisa, cuja margem de erro é de 3,17 pontos percentuais, 67% dos colombianos aprovam a gestão do presidente, contra 23% que desaprovam Uribe - 40% a classificam como boa, 26% como aceitável e 24% como excelente.
Foram entrevistados 1.049 cidadãos em 31 centros urbanos de seis regiões do país.
Fim do ano legislativo dispara corrida por votação de urgências na Câmara
Boicote do agro ameaça abastecimento do Carrefour; bares e restaurantes aderem ao protesto
Frases da Semana: “Alexandre de Moraes é um grande parceiro”
Cidade dos ricos visitada por Elon Musk no Brasil aposta em locações residenciais