Estudo publicado no domingo pela revista científica "Nature" revela que o vírus HIV consegue evitar a ativação do sistema imunológico quando interage com um tipo de célula imunizadora que se encontra geralmente debaixo das mucosas e é responsável por vigiar a entrada de agentes patogênicos no organismo. A interação entre o HIV e as células dendríticas impede que estas células - que representam 1% do total de linfócitos e desempenham um papel crucial para iniciar a resposta imune - possam ativar o sistema imunológico.
Dirigida por Alison Simmons, do Instituto de Medicina Molecular Weatherall, da Universidade de Oxford, a pesquisa avaliou o efeito da interação entre o HIV e o DG-SIGN, um receptor de proteína encontrado na superfície das células dendríticas.
Segundo o estudo, esta interação não somente impede que as células dendríticas possam desenvolver a resposta imune, como também aumenta a possibilidade de propagação do vírus aos linfócitos T. Os linfócitos são responsáveis pela resposta imune das células e, ao infectar-se pelo HIV, multiplicam a produção do vírus.