Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Relações exteriores

Pesquisa indica preferência por Obama na Europa

Uma pesquisa realizada em 12 países europeus mostrou certo otimismo sobre uma possível eleição do candidato democrata Barack Obama. O senador democrata é o preferido por 69% dos europeus consultados, ante 26% de seu rival, o republicano John McCain. Para 47% deles, a relação com os Estados Unidos vai melhorar caso Obama vença, em comparação com apenas 11% de seu adversário.

Porém, a maioria também afirma não querer uma relação mais próxima com Washington, indicou a sondagem conduzida pelo Fundo Marshall Alemão dos EUA, uma instituição apartidária que promove a cooperação transatlântica, e pela Compagnia di San Paolo, um centro de pesquisas em Turim, Itália.

Para 31% dos europeus, os Estados Unidos e a Europa devem ter relações mais próximas. O número é quatro pontos percentuais maior que o registrado na última sondagem, em 2006. Apenas 19% dos entrevistados aprovavam a política externa do presidente George W. Bush. Apesar de a pesquisa ter sido conduzida em junho portanto antes da guerra entre Rússia e Geórgia, 69% dos americanos e 58% dos europeus demonstraram preocupação pelo comportamento de Moscou com seus vizinhos.

Os países que participaram da pesquisa são França, Alemanha, Grã-Bretanha, Itália, Holanda, Polônia, Portugal, Eslováquia, Espanha, Turquia, Romênia e Bulgária. A margem de erro da pesquisa é de 3 pontos percentuais, para mais ou para menos.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.