Ouça este conteúdo
com informações da EFE
O candidato republicano Donald Trump tem mais apoio entre os jovens americanos que o seu rival, o democrata Joe Biden, nas eleições presidenciais. Os dados constam de uma pesquisa publicada nesta quinta-feira pelas emissoras públicas “NPR” e “PBS”.
Em um confronto que se restringisse apenas a Trump e Biden, os jovens demonstram preferir o democrata; mas, quando são incluídos os demais candidatos, o independente Robert F. Kennedy e a candidata do Partido Verde Jill Stein, o voto dos jovens se divide e o republicano é quem prevalece.
Especificamente, Trump lidera por seis pontos sobre Biden entre os eleitores da Geração Z e dos millennials, e tem uma vantagem ainda maior, de oito pontos, no grupo dos menores de 45 anos.
O cenário apresentado por esta sondagem é surpreendente porque difere em muito do que aconteceu nas eleições de 2020, quando Biden venceu Trump por mais de 20 pontos entre os eleitores de 18 a 29 anos.
Os jovens “não veem muita conexão” com Biden, declarou Lee Miringoff, diretor do Instituto de Opinião Pública do Marist College, que conduziu a pesquisa, segundo a emissora de rádio “NPR”.
O mesmo levantamento mostra que apenas 24% dos americanos de entre 18 e 29 anos aprovam o trabalho de Joe Biden como presidente, e que 62% têm uma opinião negativa sobre ele.
Por outro lado, 49% dos jovens têm uma opinião favorável a Trump e 42% o rejeitam. Esta é a faixa etária em que Trump tem o maior percentual de apoio.
Sondagens anteriores, também citadas pela “NPR”, mostraram que Biden está perdendo apoio entre os jovens devido à inflação, à idade avançada do presidente (81 anos) e ao seu apoio à ofensiva israelense na Faixa de Gaza.
No entanto, a nova pesquisa também abre uma possível oportunidade para Biden, já que apenas 54% da Geração Z e dos millennials americanos afirmam ter decidido definitivamente o seu voto.