O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, durante reunião com a primeira-ministra da Itália, Giorgia Meloni, em 2 de março.| Foto: Chris Kleponis/EFE/EPA/Pool
Ouça este conteúdo

A maioria dos eleitores de Joe Biden em 2020 diz agora que, aos 81 anos, o presidente dos Estados Unidos está velho demais para ser eficaz, o que pode ser uma ameaça à sua reeleição este ano, segundo indica uma pesquisa divulgada neste domingo. A sondagem publicada pelo jornal The New York Times e pelo Siena College aponta que 61% dos consultados afirmaram considerar o democrata velho demais para ser um presidente eficaz. Além disso, 19% dos que votaram em Biden em 2020 indicaram que a idade do octogenário era um problema tão grande que ele não conseguia mais fazer o seu trabalho.

CARREGANDO :)

A pesquisa indica que esta preocupação transcende gerações, gênero, raça e educação, com 63% de todos os eleitores registrados afirmando que Biden é velho demais para ser eficaz e 45% expressando sua convicção de que ele não seria capaz de exercer o cargo de presidente. A sondagem foi realizada mais de duas semanas depois de, como parte de uma investigação, um promotor especial ter descrito o presidente como um “idoso bem-intencionado, mas com memória ruim” e “faculdades diminuídas” devido à idade.

Nos últimos meses, Biden cometeu vários lapsos nos seus discursos, como confundir Emmanuel Macron, o atual presidente francês, com François Mitterrand, que liderou a França de 1981 a 1995 e morreu em 1996. Na semana passada, no entanto, Biden recebeu um atestado em seu exame físico anual e foi considerado “apto para o serviço” por seu médico.

Publicidade

Embora apenas quatro anos separem Donald Trump de Biden e o republicano também tenha tido lapsos durante sua campanha, os eleitores inquiridos não expressaram as mesmas preocupações sobre o candidato republicano nas primárias. De acordo com uma outra sondagem, do The Wall Street Journal e também divulgada neste domingo, 73% dos consultados indicaram que Biden é velho demais para concorrer à reeleição. Em comparação, 52% consideram Trump velho demais para concorrer à Casa Branca. Se reeleito, Biden quebraria seu próprio recorde como presidente mais velho em exercício: Trump completaria 82 anos no fim do mandato e Biden, 86 anos.

As sondagens publicadas neste fim de semana também mostram que, se as eleições fossem realizadas hoje, Trump venceria, mas não por muita diferença. A pesquisa do WSJ indica que 47% dos eleitores apoiariam Trump e 45% escolheriam Biden, enquanto que na sondagem do NYT o republicano venceria o democrata por 48% a 43%. Por sua vez, uma sondagem da Fox, também publicada neste domingo, aponta que, em caso de uma possível revanche, Trump receberia 49% do apoio dos eleitores e Biden, 47%.

Os grupos que mais apoiam Trump são os cristãos evangélicos brancos (68%), os homens brancos sem diploma universitário (64%) e os eleitores rurais (60%), enquanto os grupos em que Biden tem mais apoio são os eleitores negros (66%), os eleitores urbanos (59%) e graduados universitários (57%), de acordo com a Fox. Tanto as pesquisas do Times quanto da Fox indicam que Nikki Haley, rival de Donald Trump nas primárias republicanas, teria mais chances de derrotar Joe Biden nas eleições presidenciais de novembro do que o ex-presidente e atual favorito entre os republicanos.

Infográficos Gazeta do Povo[Clique para ampliar]