Ouça este conteúdo
Ao todo, 72% dos judeus israelenses acreditam que o ex-presidente dos Estados Unidos e candidato pelo Partido Republicano à Casa Branca, Donald Trump, será melhor para os interesses de Israel do que a vice-presidente e candidata do Partido Democrata Kamala Harris.
Já 46% dos palestinos com cidadania israelense disseram que não haveria diferença significativa entre os dois, segundo uma pesquisa publicada nesta segunda-feira (4) pelo Instituto de Democracia de Israel.
Por orientação política, 42% da esquerda judaica acreditam que Kamala beneficiará Israel, em comparação com 29% que apoiam Trump. Entre os entrevistados que se identificaram como de direita, 90% optam por Trump, em comparação com escassos 3% a favor de Kamala.
Trump afirmou que acabaria com a guerra na Ucrânia em 24 horas, embora não tenha explicado como. Ele também criticou o envio de armas para o país, ameaçou tirar os EUA da Otan e se posicionou como um defensor ferrenho de Israel, opondo-se à criação de um Estado palestino.
Kamala, por sua vez, repete, assim como o presidente Joe Biden, que quer acabar com a guerra na Faixa de Gaza, mas promete apoio militar contínuo a Israel e diz que apoia uma solução de dois Estados.
A pesquisa foi realizada online e por telefone entre 28 de outubro e 3 de novembro, com uma amostra de 600 pessoas entrevistadas em hebraico e 150 em árabe, uma amostra nacionalmente representativa da população adulta de Israel com 18 anos ou mais, de acordo com sua metodologia.