Os candidatos à presidência da Colômbia Antanas Mockus e Juan Manuel Santos estão tecnicamente empatados a menos de um mês para as eleições de 30 de maio, de acordo com pesquisa divulgada neste domingo.
Santos, antigo ministro da defesa do presidente Alvaro Uribe, teria 35 por cento das intenções de voto contra Mockus, duas vezes prefeito de Bogotá e conhecido por sua postura anti-corrupção, com 34 por cento, mostrou a pesquisa da Ipsos-Napoleon Franco.
Em um eventual segundo turno, no entanto, Mockus teria 48 por cento das intenções de voto e Santos, 41 por cento, o que mostra uma margem mais apertada que na última pesquisa.
É a primeira pesquisa em várias semanas que mostra que Santos de volta à situação de empate com Mockus, um independente que subiu nas pesquisas a partir de abril. Nenhum candidato teve suporte suficiente para evitar um segundo turno em junho.
A pesquisa foi feita entre os dias 4 e 6 de maio com 1.202 eleitores de 36 cidades colombianas, com margem de erro de 3,5 a 3,7 pontos percentuais.