Uma pesquisa do instituto Gallup, publicada na sexta-feira, apontou que 53 por cento dos norte-americanos apoiam o casamento gay. O resultado indica uma reviravolta em relação a uma sondagem realizada há um ano, quando havia empate entre os que eram favoráveis e os contrários ao matrimônio de pessoas do mesmo sexo.
O resultado está em linha com duas pesquisas nacionais realizadas neste ano e que mostraram que o reconhecimento do casamento gay conquistou a maioria da população nos últimos meses.
O Gallup disse que os democratas e os independentes politicamente foram responsáveis pela mudança em relação ao ano passado, quando apenas 44 por cento de todos os entrevistados eram favoráveis ao casamento gay, contra 53 por cento dos que eram contra. A porcentagem dos republicanos que apoiam a união ficou estável em 28 por cento.
O casamento de pessoas do mesmo sexo continua sendo um assunto muito discutido na política norte-americana, mas os casais homossexuais conquistaram o direito ao casamento gay em cinco Estados: Massachusetts, Connecticut, Vermont, New Hampshire e Iowa, além da capital, Washington.
Em um sinal da mudança de gerações, o Gallup revelou que 70 por cento das pessoas entre 18 e 34 anos apoiam o casamento gay, contra apenas 39 por cento daquelas com mais de 55 anos.
Uma pesquisa realizada em março pelo jornal The Washington Post e a rede ABC News, apontou que 53 por cento dos norte-americanos achavam que o casamento gay deveria ser legalizado. Em uma sondagem da CNN, em abril, esse número ficou em 51 por cento.
Boicote do agro ameaça abastecimento do Carrefour; bares e restaurantes aderem ao protesto
Cidade dos ricos visitada por Elon Musk no Brasil aposta em locações residenciais
Doações dos EUA para o Fundo Amazônia frustram expectativas e afetam política ambiental de Lula
Painéis solares no telhado: distribuidoras recusam conexão de 25% dos novos sistemas