Uma pesquisa divulgada nesta quinta-feira (16) deu ampla vantagem ao candidato da oposição ao ditador Nicolás Maduro para a eleição presidencial que será realizada na Venezuela em 28 de julho.
Segundo o levantamento da ORC Consultores, cujos números foram divulgados pelo site Efecto Cocuyo, Edmundo González Urrutia, candidato da Plataforma Unitária Democrática (PUD), apareceu com 51,77% das intenções de voto.
Maduro, que governa o país desde 2013, teve apenas 13,15% no levantamento, menos do que a porcentagem de eleitores que disseram ainda não saber em quem votar (17,39%); 9,3% dos entrevistados afirmaram que não votariam em nenhum candidato.
A pesquisa foi realizada entre 26 de abril e 4 de maio, por meio de 1.142 entrevistas telefônicas em toda a Venezuela. O índice de confiança do levantamento é de 95% e a margem de erro, de 2,5% para mais ou para menos.
Após a inabilitação de María Corina Machado, principal nome da oposição e vencedora das primárias do bloco contrário ao chavismo no ano passado, e as dificuldades que impediram o registro da candidatura da sua substituta, Corina Yoris, o principal adversário de Maduro em julho será González, que informou que iniciará oficialmente sua campanha no sábado (18).
Bolsonaro e mais 36 indiciados por suposto golpe de Estado: quais são os próximos passos do caso
Bolsonaro e aliados criticam indiciamento pela PF; esquerda pede punição por “ataques à democracia”
A gestão pública, um pouco menos engessada
Projeto petista para criminalizar “fake news” é similar à Lei de Imprensa da ditadura