Um projeto de pesquisa britânico vai beneficiar todos os consumidores de chocolate do mundo, pois seu objetivo é melhorar a produção de cacau e acabar com pragas e doenças que inutilizam um terço da safra mundial todos os anos.

CARREGANDO :)

O governo da Holanda e um órgão industrial da Grã-Bretanha doaram 1,4 milhão de euros ao primeiro estudo já realizado sobre a epigenética do cacau, o modo como o meio ambiente influencia os genes da planta e como isso muda durante a vida da árvore e em conjunto com fatores de estresse como doenças e a seca.

A Faculdade de Ciências Vegetais da Universidade de Reading, no sudeste da Grã-Bretanha, vai utilizar o dinheiro ao longo de cinco anos para estudar os efeitos de alterações nas condições de cultivo sobre os genes, no que diz respeito à qualidade, à produção e à resistência a doenças, para saber como prever a adaptabilidade das plantas a mudanças ambientais.

Publicidade

A pesquisa "vai nos permitir prever melhor como os pés de cacau agem em determinados locais", disse o professor Mike Wilkinson, da Universidade de Reading.