Pesquisadores cearenses esperam encontram grande pterossauros em escavações que começam nesta quinta-feira, 22. Trata-se da maior escavação paleontológica do Brasil em busca dos animais gigantes.
A escavação acontece no Geossítio Parque dos Pterossauros, em Santana do Cariri, na Região do Cariri Cearense. Integra o projeto de pesquisa 'Estudos Sistemáticos e Paleoecológicos da Fauna de Vertebrados das Formações Crato e Romualdo da Bacia do Araripe'.
O coordenador da pesquisa Álamo Feitosa diz que "o trabalho poderá revelar novas surpresas, por meio da nova etapa de escavações. A área tem uma grande incidência de fósseis, principalmente peixes". Estão trabalhando nas escavações dez pesquisadores.
Iniciada há dois anos a pesquisa já foi responsável por achados de destaque no cenário científico internacional, a exemplo de um dos maiores pterossauros já achados no planeta, o 'Tropeognathus mesembrinus'. O réptil foi apresentado em março deste ano, no Museu Nacional do Rio de Janeiro, por pesquisadores da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e da Universidade Regional do Cariri (Urca).