Cientistas coreanos acabam de "dar à luz" um andróide desenvolvido à imagem e semelhança de uma jovem de 20 anos, 1,60m e 50 Kg. Ever-1 - trocadilho com a palavra de origem inglesa 'everyone', que significa 'cada um', e também uma homenagem à Eva, a primeira mulher citada na Bíblia - é capaz de realizar expressões faciais indicando felicidade, raiva, tristeza e prazer, além de movimentar a parte superior do seu corpo.
A pele de Ever-1 é feita de silicone, com textura semelhante à da pele humana. Suas feições foram inspiradas em duas artistas coreanas e o seu torso se assemelha ao de uma famosa cantora.
Há 15 monitores no rosto de Ever-1, que lhe permitem perceber a aproximação de um interlocutor e interpretar as suas expressões. O andróide é capaz de reconhecer 400 palavras e consegue manter uma pequena conversação.
O Instituto de Tecnologia Industrial da Coréia (KITECH, na sigla em inglês) apresentou o robô a cerca de 60 crianças no dia 4 de maio, em Seul. Segundo o cientista Baeg Moon-hong, que pertence à KITECH e fez parte da equipe que deu vida à Ever-1, andróides podem ter aplicações nos ramos de entretenimento e educação.
- Eles podem fornecer informações ao público em lojas de departamento e museus ou ler histórias para crianças pequenas - afirmou Baeg Moon-hong, que já está debruçado no desenvolvimento de uma versão melhorada do andróide, o Ever-2, que deve ser apresentado no fim deste ano. - Ele terá a visão aprimorada e será capaz levantar e sentar.
Este é o segundo andróide desenvolvido no mundo. O primeiro é japonês.
PT apresenta novo “PL da Censura” para regular redes após crescimento da direita nas urnas
Janjapalooza terá apoio de estatais e “cachês simbólicos” devem somar R$ 900 mil
Não há inflação baixa sem controle de gastos: Banco Central repete alerta a Lula
De 6×1 a 4×3: PEC da redução de jornada é populista e pode ser “armadilha” para o emprego