Pesquisadores descobriram que uma espécie de aranhas de grande porte, chamadas de “flatties, podem planar, mesmo sem asa. A descoberta foi publicada nesta quarta-feira (19) em jornais científicos.
Para seu “minivoo”, o aracnídeo -- encontrado na Amazônia peruana e no Panamá -- usa suas pernas estendidas. “Não esperávamos um comportamento deste em aranhas”, disse à “National Geographic” Stephen Yanoviak, ecologista especialista em animais artrópodes e líder da equipe de cientistas que participou da pesquisa. Os pesquisadores divulgaram um vídeo que mostra a habilidade do aracnídeo:
As aranhas planadoras têm o tamanho de uma tampa de lata de alimentos (algo em torno de 12 cm de diâmetro), segundo a “National Geographic”. Apesar disso, sua altura é só um pouco superior a de uma moeda.
Os cientistas chegaram até elas enquanto pesquisavam insetos e outras espécies capazes de planar -- para isso, testaram diversos bichos.
Para eles, estes aracnídeos desenvolveram a capacidade pelo fato de os troncos das árvores em florestas tropicais serem mais seguros que o chão, onde os riscos predatórios são maiores. Ao planar, as aranhas evitam a queda e melhoram sua locomoção, deslocando-se de árvore em árvore com mais rapidez.