• Carregando...
Cientistas escavam área perto de um shopping center em Seattle | SWCA Environmental Consultants/Divulgação
Cientistas escavam área perto de um shopping center em Seattle| Foto: SWCA Environmental Consultants/Divulgação

Uma inspeção arqueológica de rotina em Seattle (EUA), ao lado de um shopping center, culminou na descoberta de mais de 4 mil flocos de madeira, raspadores e pontas de lança de cerca de 10 mil anos atrás, que seriam fabricados por alguns dos primeiros habitantes da região.

A descoberta traz novas informações sobre o comportamento do homem no fim da última Idade do Gelo e mostra como animais como bisões e mamutes ainda percorriam aquela região.

Segundo o grupo de pesquisas liderado por Robert Kopperl, que publicou o resultado dos estudos na revista “PaleoAmerica”, o Norte dos EUA teria sido povoado por pequenos grupos que se ocupavam com a fabricação e o reparo de instrumentos de pedra.

A análise química de uma das ferramentas também revelou vestígios dos animais que serviam como alimentos, como bisões, veados, ursos, ovelhas e salmão.

“Este era um bom local para acampamento”, comentou Kopperl. “Poderia ser usado como uma região central para quem quisesse sair para pescar ou caçar, ou para fazer instrumentos de pedra”, completou.

Os artefatos de pedra estavam mais próximos à superfície. Com a evolução das escavações, os arqueólogos descobriram uma grossa camada de turfa. A análise de radiocarbono do material mostra que trata-se de um vestígio de um antigo pântano, com pelo menos 10 mil anos de idade.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]