• Carregando...

Jerusalém - As últimas pesquisas de intenção de voto para as eleições parlamentares de Israel, que acontecerão na próxima semana, mostram uma disputa apertada entre os partidos Likud (direita) e Kadima (centro), mas projetam por estreita margem uma vitória de Benjamin Netanyahu, do Likud.

Uma série de pesquisas publicadas ontem nos jornais israelenses dão a vitória para o Likud por pequena margem sobre o Kadima, liderado pela chanceler Tzipi Livni.

As pesquisas indicam que os israelenses preferem atualmente os partidos de linha dura e mostram que o Likud, com seus aliados conservadores, obterá uma sólida maioria no Knesset, Parlamento de Israel, que tem 120 cadeiras. Os resultados, se confirmados nas urnas, trarão problemas para as conversações de paz entre Israel e os palestinos moderados, incentivadas pelos Estados Unidos.

Os israelenses votam em partidos, não em candidatos individuais, e nenhum partido individual deverá obter a maioria dos votos nessa eleição. Mesmo assim, o maior partido normalmente consegue formar uma coalizão de governo com partidos pequenos de espectro ideológico parecido. Se as projeções forem acuradas, Netanyahu, um crítico do atual processo de paz, será o próximo primeiro-ministro.

A sondagem indica que o Likud, somado a outros partidos de direita, ganharia um total de 66 cadeiras, em comparação às 54 do Kadima e outros partidos centristas.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]