Uma série de pesquisas que rastreou o comportamento de 2 mil eleitores norte-americanos durante a corrida eleitoral revelou uma forte agitação na disputa entre o democrata Barack Obama e o republicano John McCain na disputa pela Casa Branca. Um dado que ilustra as mudanças ao longo do processo é o fato de 17% dos eleitores de Obama terem expressado em algum momento que votariam em McCain.

CARREGANDO :)

Já entre os que apoiaram o republicano no dia das eleições, 11% chegaram a afirmar sua preferência pelo agora presidente eleito.

O eleitorado se mostrou extremamente volátil, revelou a pesquisa, realizada pela Associated Press e pelo Yahoo News. "As coisas se mostraram menos firmes do que parece", apontou Bill McInturff, que realizou pesquisas para McCain. "Por alguma razão não se deixa de fazer campanha."

Publicidade

Apenas a metade dos pesquisados se mostrou firme em suas escolhas desde junho, quando já se conheciam os dois candidatos, ao longo das dez pesquisas. Apenas 60% dos eleitores não mudou de opinião desde setembro, quando começou a reta final da disputa.

As pesquisas realizadas possuem margem de erro de 2 a 3 pontos percentuais, para mais ou para menos. As informações são da Associated Press.

Veja também
  • McCain fala em tentar quinto mandato no Senado e elogia time de Obama
  • Obama cria conselho consultivo de recuperação econômica