Ouça este conteúdo
Pesquisas divulgadas nesta semana ainda indicam uma ligeira vantagem para o ex-presidente Donald Trump em relação à atual vice-presidente dos Estados Unidos, Kamala Harris, na corrida pela presidência dos EUA.
Em três das cinco pesquisas divulgadas recentemente, Trump, que será o candidato republicano, aparece à frente de Harris, que foi confirmada nesta sexta-feira (2) como a candidata oficial do Partido Democrata após obter os votos necessários dos delegados do partido.
Segundo dados da pesquisa Rasmussen Reports, realizada entre 28 e 31 de julho de 2024, com 2.163 pessoas consultadas e uma margem de erro de 2%, Trump lidera a disputa presidencial com 49% das intenções de voto, contra 44% de Harris. Já a pesquisa da Civiqs em parceria com o portal Daily Kos, realizada entre 27 e 30 de julho de 2024, com 1.123 entrevistados e uma margem de erro de 3%, apresenta um cenário favorável a Harris, que aparece com 49%, enquanto Trump tem 45%.
Outra pesquisa, conduzida pelo instituto ActiVote entre 24 e 29 de julho de 2024, com mil participantes e uma margem de erro de 3,1%, mostra um empate técnico, com Trump à frente com 51% das intenções de voto, contra 49% de Harris. Já a pesquisa do YouGov em parceria com a revista The Economist, realizada entre 27 e 30 de julho de 2024, apresenta Harris com uma vantagem de 2%, obtendo 46% contra 44% de Trump. Por fim, uma pesquisa divulgada pela McLaughlin & Associates, conduzida entre 23 e 29 de julho de 2024, com mil entrevistados, coloca Trump novamente à frente, com 47% dos votos, contra 45% de Harris.
Embora esteja conseguindo reduzir a diferença em algumas pesquisas e até conquistar o empate técnico, Harris ainda tem que lidar com sua baixa popularidade e o favoritismo de Trump.
A vice-presidente, que se tornou a única candidata do Partido Democrata após a desistência do atual presidente, Joe Biden, agora se prepara para a convenção partidária dos democratas, que está marcada para ocorrer no dia 19 de agosto em Chicago, onde deverá ter sua candidatura oficializada e, possivelmente, anunciará seu candidato à vice-presidência.