Ouça este conteúdo
O presidente da Colômbia, Gustavo Petro, disse na segunda-feira (19) que planeja assistir à reabertura da fronteira com a Venezuela, que está fechada para os veículos há sete anos. O evento vai acontecer na segunda-feira que vem (26).
"Estamos trabalhando para assistir ao início de uma abertura econômica, comercial e humana, que é o mais importante", disse Petro ao ser abordado por jornalistas em Nova York, onde participará da Assembleia Geral da ONU.
"Espero o fim da crise humanitária que, violando os direitos humanos, tem afetado milhões de pessoas, quase todas familiares entre si, de ambos os lados da fronteira", acrescentou o mandatário colombiano.
Petro disse que não sabe se o ditador venezuelano, Nicolás Maduro, participará do evento marcado para a próxima segunda-feira. "Ainda não tratamos dessa questão, vamos ver se haverá uma primeira reunião", comentou.
Colômbia e Venezuela anunciaram simultaneamente em 9 de setembro o plano de reabertura da fronteira entre os dois países e asseguraram que a conexão aérea, suspensa desde o início da pandemia de covid-19, em março de 2020, será retomada.
O anúncio é mais um passo para a normalização das relações diplomáticas, rompidas em 2019, quando o então presidente da Colômbia, Iván Duque (2018-2022), reconheceu o líder opositor Juan Guaidó como presidente interino do país vizinho.
No final de agosto, Maduro anunciou que o seu governo e o da Colômbia "trabalhavam com comissões técnicas e especializadas para garantir uma reabertura progressiva, produtiva e feliz" dos 2.219 km de fronteira que partilham.