Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Colômbia

Petro defende democracia “multicolorida” na Colômbia

Quando Chávez chegou ao poder, os venezuelanos diziam que seu país não era Cuba. Da mesma forma, colombianos hoje dizem que a Colômbia não é a Venezuela.
Neste domingo (07), Petro e a vice-presidente eleita, Francia Márquez, tomarão posse (Foto: EFE/Mauricio Dueñas Castañeda)

Ouça este conteúdo

O presidente eleito da Colômbia, Gustavo Petro, prometeu neste sábado (06), em Bogotá, construir uma "nova democracia" que seja "multicolorida", em que os movimentos sociais cooperarão.

O futuro presidente também falou em "convocar" as organizações populares a se unificarem diante "dessa pluralidade, dessa multiculturalidade e desse espectro multicolorido que deve ser o da organização popular".

O chefe de governo eleito participou de uma cerimônia de posse "popular e espiritual", diante de cerca de mil pessoas, a maioria de origem indígena, negros e trabalhadores rurais da Colômbia.

Petro também falou sobre o sentido do termo "mandatário", muito utilizado na língua espanhola, que se trata da pessoa que detém um mandato, não de quem manda.

"E quem determina o mandato? O povo", disse o presidente eleito. Neste domingo (07), Petro e a vice-presidente eleita, Francia Márquez, tomarão posse para assumir o primeiro governo de esquerda da história da Colômbia.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.