A Petrobras America Inc., subsidiária da Petobras nos EUA, anunciou a compra de uma participação adicional de 25% no campo de Cascade, e de 26,67% no campo de Chinook. Ambos pertencem à BHP Billiton e estão localizados no Golfo do México.
A Petrobras também decidiu adquirir até a totalidade dos 15% da participação que a Hess detém no campo de Chinook. Após a conclusão destas duas transações, a companhia passará a deter 50% de participação em Cascade e até 71,67% em Chinook, divulgou a empresa em nota.
A estatal brasileira será a operadora no desenvolvimento dos dois campos. As participações restantes em Cascade e Chinook permanecerão com a Devon e com a Total, respectivamente.
Segundo a companhia, foram perfurados poços adicionais em Cascade que já confirmaram a extensão dos reservatórios com petróleo. Em Chinook, está sendo planejada uma avaliação neste mesmo sentido.
O objetivo da empresa é instalar um sistema de produção em fases. O primeiro óleo deverá ser extraído em 2009.
A empresa destacou a importância do sistema de produção a ser usado em termos de tecnologia:
"Além de produzir petróleo de reservatórios paleogênicos nunca antes desenvolvidos nessa profundidade de água, será utilizado um conceito de desenvolvimento baseado em uma unidade de produção do tipo FPSO, o que será uma novidade nas águas americanas do Golfo do México, embora esta tecnologia seja muito familiar para a Petrobras em suas operações offshore no Brasil", disse, em nota.