A gigante do setor de energia British Petroleum se comprometeu ontem a pagar "todos os custos necessários e apropriados de limpeza" pelo vazamento de óleo ocorrido no Golfo do México. A declaração ocorre após a administração dos EUA exigir que a BP faça mais para lidar com o vazamento, que ameaça uma grande área da costa da Luisiana. Segundo o governo do presidente Barack Obama, a responsável pelo vazamento é a companhia.
"A BP assume a responsabilidade por responder ao vazamento de óleo da (plataforma) Deepwater Horizon. Nós vamos limpá-lo." A empresa se comprometeu ainda a analisar todos os pedidos de compensação "rapidamente" e pagá-los quando forem justificados.
O óleo começou a vazar no Golfo do México após uma explosão no dia 20 de abril. Agora, uma grande mancha de óleo se dirige à costa dos EUA. O custo do desastre ambiental é estimado em vários bilhões de dólares.
A explosão da semana passada matou 11 homens e iniciou o vazamento. O acidente macula a imagem de uma companhia mais verde que a BP tenta manter. Em 2005, houve nos EUA uma explosão de uma refinaria da BP que matou mais de dez pessoas.
A BP operava a plataforma, que era de propriedade da Transocean, sediada em Houston. Já foram abertos vários processos contra a BP e a Transocean por causa do vazamento.
Limpeza
O clima mais ameno incentivou as equipes de trabalho a avançar nos esforços para conter a enorme mancha de petróleo, mas uma mudança nos ventos também aumentou o risco para os turistas nas praias da Flórida.
Três dias de tempestades impediram o uso de dispersantes químicos e a ida de navios ao alto-mar para tentar conter a mancha. Mas a previsão de tempo melhorou e um exército de 2,5 mil trabalhadores está preparado para aproveitar a oportunidade e instalar mais barreiras protetoras e talvez reativar as operações de queima.