Três petroleiros vão carregar quase 2 milhões de barris de petróleo nos portos do leste da Líbia de Hariga e Brega nesta semana, disseram autoridades neste domingo (9), enquanto o país tenta retomar os níveis de exportação após anos de conflito e inquietação.
Um petroleiro ancorado em Hariga carregará 700 mil barris, disse uma autoridade. Um segundo petroleiro já carregou 600 mil barris em Brega no sábado, enquanto um terceiro deve carregar 600 mil barris nesta semana, também em Brega, de acordo com uma segunda autoridade.
Os terminais de exportação de Es Sider, Ras Lanuf e Zueitina, no entanto, também localizados no leste, continuam fechados por oleodutos conectados terem sido bloqueados por protestos ou insegurança, parte dos conflitos afetando o setor desde a queda de Muammar Gaddafi do poder em 2011.
Em Brega, um petroleiro importando 10 mil toneladas de petróleo vindo da Itália ancorou para abastecer o mercado local, disse uma fonte do porto. Foi a primeira importação do combustível a Brega em anos, segundo ele.
A Líbia produz atualmente cerca de 400 mil barris de petróleo por dia, disse à Reuters na quinta-feira o ministro do Petróleo de um dos governos rivais do país, que controla Trípoli.