• Carregando...
Uma igreja danificada em bombardeio, na vila de Yatskovka, na área de Kharkiv, Ucrânia, em 7 de outubro de 2022, em meio à invasão militar da Rússia.
Uma igreja danificada em bombardeio, na vila de Yatskovka, na área de Kharkiv, Ucrânia, em 7 de outubro de 2022, em meio à invasão militar da Rússia.| Foto: EFE/ SERGEY KOZLOV

A guerra na Ucrânia destruirá cerca de um terço da economia do país neste ano, mas até 2023 é esperado um crescimento de 5,5% do Produto Interno Bruto (PIB), de acordo com o Instituto de Estudos Econômicos Internacionais de Viena (wiiw).

Em seu relatório conhecido como "Previsões de Outono", divulgado na quarta-feira (19), o wiiw, especializado na análise das economias do Leste Europeu, destacou a "situação deplorável" em que a economia ucraniana se encontra após oito meses de guerra e espera que o PIB caia cerca de 33% até 2021.

Essa nova previsão do wiiw é um pouco superior à feita no último verão (no hemisfério norte), que previa uma queda de 38% do PIB. Ela aponta que a economia da Ucrânia está "se adaptando às condições da guerra".

Olga Pindyuk, economista e especialista em Ucrânia do wiiw, disse em um comunicado que a confiabilidade das novas previsões dependerá em grande parte "da duração e do resultado da guerra".

"A retomada das atividades comerciais no país", "a exportação de grãos através dos portos do Mar Negro" e "aumento do apoio financeiro estrangeiro" são as três chaves para estabilizar a situação econômica da Ucrânia, segundo o relatório.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]