Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Distração

Pilotos esquecem e avião ultrapassa destino em 240 km

O Airbus da Northwest Airlines: fora de contato com a torre de controle | Tim Sloan/AFP
O Airbus da Northwest Airlines: fora de contato com a torre de controle (Foto: Tim Sloan/AFP)

Washington - Os dois pilotos do voo 188 da Northwest Airlines ficaram fora de contato com a torre de controle por mais de uma hora na noite de quarta-feira. O avião ul­­trapassou seu destino em 240 km. Controladores de tráfego, outros pilotos e até mesmo um comissário de bordo – por meio de um interfone – tentaram desesperadamente falar com os pilotos.

Investigadores tentam descobrir o que aconteceu na cabine. As gravações de voz e dados do voo foram entregues ao escritório da Agência Nacional de Segurança em Transporte em Washington. Porém, o gravador de voz da aeronave é de um mo­­delo antigo que grava apenas 30 minutos, informou a entidade, o que deve prejudicar as investigações. Modelos mais novos gravam durante duas horas.

No solo, agentes da polícia e do FBI preparavam-se para o pior. A divisão aérea da Guarda Na­­cional enviou jatos em alerta.

Os pilotos de outros dois aviões conseguiram falar com os pilotos usando uma frequência diferente de rádio, disse um por­­ta-voz do sindicato dos controladores. Um comissário de bordo conseguiu contatar os pilotos por meio de um interfone, disse uma fonte próxima às investigações que pediu anonimato.

Quando isso aconteceu, o Air­­bus A-320 sobrevoava Eau Claire, no Wisconsin. Após o contato, eles voltaram e pousaram em segurança no aeroporto de Minneapolis, o destino do voo 188.

Os pilotos dissem às autoridades que se distraíram durante uma acalorada discussão sobre políticas da empresa, disse a agência, que investiga o incidente.

Os investigadores não sabem se os pilotos adormeceram, mas disseram que fatores como cansaço e distração serão investigados, disse ontem o porta-voz da agência, Keith Holloway.

Os pilotos não devem ser en­­trevistados até a próxima semana, disse ele. Eles estão suspensos pela Delta Air Lines, empresa que comprou a Northwest no ano passado, enquanto a companhia realiza suas próprias investigações.

A explicação dos pilotos de que foram distraídos por uma conversa "não faz qualquer sentido", disse Bill Voss, presidente da Fundação para Segurança Aérea, de Alexandria, Virgínia.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.