Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Turquia

Pilotos fogem de avião seqüestrado pela janela

Os dois pilotos do avião turco seqüestrado nesta sábado (18) por dois supostos militantes da rede terrorista Al Qaeda fugiram através das janelas da cabine, no aeroporto de Antália.

O Ministério de Transportes da Turquia informou a fuga num comunicado divulgado em Ancara.

O avião da companhia Atlas Jet saiu de Chipre e tinha aterrissado em Antália para reabastecer. Os seqüestradores já haviam deixado a maioria dos 136 passageiros desembarcar pela porta traseira.

Aydin Kiziltan, diretor-geral da World Focus Airlines, empresa que alugou o avião à Atlas Jet, afirmou à agência de notícias "Anadolu" que os pilotos tinham abandonado o avião para impedir que ele decolasse.

Uma delegação do Governo regional de Antália, cidade do sul da Turquia, informou que ainda estão a bordo quatro passageiros e dois tripulantes. Agentes das forças de segurança turcas cercaram o avião para negociar a rendição dos seqüestradores.

Tuncay Doganer, presidente da Atlas, pediu responsabilidade à imprensa para não complicar a operação. "Oficiais da segurança e da inteligência receberam a lista dos passageiros e informação sobre os suspeitos. Pode haver algum colaborador dos seqüestradores entre as pessoas que deixaram o avião", disse.

Alguns passageiros informaram à imprensa turca que o avião foi seqüestrado por duas pessoas que disseram ser da Al Qaeda. Eles diziam que pretendiam voar para o Irã ou a Síria.

"Estava sentado na décima fila e ouvi que os dois seqüestradores falavam sobre a Al Qaeda enquanto tentavam forçar a porta da cabine", disse Mithat Korler, um dos passageiros.

Investigadores disseram que os dois seqüestradores eram estudantes de uma universidade da República Turca do Norte do Chipre. A rede turca "NTV" afirmou que eles estudam na Universidade do Leste do Mediterrâneo, em Famagusta. Mas não há confirmação oficial.

O avião, com 136 passageiros e seis tripulantes, tinha decolado às 7h15 (1h15 de Brasília) do aeroporto de Ercan, em Tympou (República Turca do Norte do Chipre), com destino a Istambul.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.