Dois pilotos da companhia americana United Airlines suspeitos de embriaguez foram detidos neste sábado (27), no aeroporto de Glasgow, Escócia, ]antes da decolagem do avião que conduziriam até Nova York, anunciou neste domingo (28) a polícia escocesa.
Os pilotos, de 35 e 45 anos, iriam transportar 141 passageiros até o aeroporto de Newark. Eles comparecerão amanhã ao tribunal de Paisley, segundo a polícia.
“Os dois pilotos foram suspensos de suas funções”, anunciou um porta-voz da United Airlines. A empresa pediu desculpas pelo ocorrido e disse que fará uma investigação interna sobre o caso.
O capitão responsável pelo voo não está envolvido no caso.
O voo saiu com atraso de dez horas. Em redes sociais, passageiros reclamaram da falta de informações durante a espera.
No mês passado, dois pilotos canadenses foram presos na mesma condição antes de assumir um voo de Glasgow para Toronto. Os dois foram soltos após pagar fiança e entregarem seus passaportes.
De acordo com a lei local, o nível de álcool no corpo dos pilotos não pode ultrapassar 0,09 ml por litro de ar expelido. Como comparação, no Brasil, o limite para motoristas de carro é de 0,05 ml/litro de ar, o que equivale a menos de um copo de cerveja.