Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Pesquisa

Pílula anticoncepcional impede mulher de achar o "príncipe encantado"

A pílula anticoncepcional pode atrapalhar a mulher na hora de encontrar o seu par ideal, segundo um estudo britânico publicado nesta semana na revista "Proceedings of the Royal Society B". Os hormônios confundiriam a habilidade natural da mulher de procurar homens geneticamente diferentes de si – o que pode resultar em dificuldade de engravidar e em abortos naturais.

Segundo os especialistas da Universidade de Liverpool, o odor corporal é um componente importante na escolha de um parceiro – e os genes que o controlam são os mesmos que também trabalham no sistema imunológico.

É por meio do cheiro, portanto, que, instintivamente, pessoas escolhem companheiros que tenham genes bem diferentes dos seus. O benefício disso é alto para a espécie. Quanto mais geneticamente diversos forem os pais, maior será a capacidade da criança de se defender de doenças. Portanto, quanto maior for a diversidade genética da espécie, mais forte ela será.

A pílula anticoncepcional atrapalha o funcionamento desse delicado sistema. Segundo a pesquisa feita por Craig Roberts, mulheres que tomaram o contraceptivo inverteram o padrão e passaram a se sentir atraídas pelo cheiro de homens geneticamente parecidos com elas.

O resultado foi obtido durante um teste em que cem mulheres indicaram qual, dentre seis opções de odores masculinos, era o seu favorito – antes e depois do uso da pílula. As amostras foram tiradas de 97 homens. As mesmas mulheres que se sentiam atraídas por odores geneticamente distintos de si passaram a gostar dos cheiros parecidos logo depois que começaram a tomar os hormônios.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.