Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Justiça

Plebiscito bane imigração ilegal em cidade dos Estados Unidos

A nova onda norte-americana contra imigrantes tem mais um marco: a cidade de Fremont, em Nebraska, fez um plebiscito para aprovar uma lei proibindo em­­presários de contratar imigrantes sem visto de residência permanente. A proibição vale também para proprietários que queiram alugar seus imóveis: eles não poderão mais ser oferecidos para imigrantes sem documentos.

A votação é resultado de dois anos de queixas e tentativas do Partido Republicano para inibir a mão de obra ilegal na cidade. A legislação, aprovada em um referendo com cerca de 57% dos vo­­tos, é resultado de uma campanha iniciada dois anos atrás, dian­­te da preocupação dos mo­­radores com o aumento da população hispânica nessa cidade de 25 mil habitantes: nos anos 90, havia 165 imigrantes e agora as estatísticas falam em 2 mil sem documentos de imigração ocupando postos que poderiam ser de norte-americanos.

A campanha recolheu mais de três mil assinaturas, o que levou a Suprema Corte do Ne­­braska a aprovar a realização do plebiscito. A nova lei vai exigir que imigrantes tenham uma licença da prefeitura para morar na cidade. Jerry Hart, militante a favor da restrição a imigrantes, acredita que vai aumentar a segurança: "A lei federal deveria controlar a quantidade de pessoas que entra no território americano."

Mas existem muitas fa­­lhas na política imigratória. É hora de ter um controle local. Entidades de defesa dos direitos humanos condenaram a iniciativa, dizendo que pode aumentar os casos de racismo e discriminação, especialmente depois que o Arizona decidiu criminalizar o tratamento dispensado a imigrantes ilegais.

A expectativa é de que a lei seja contestada na Justiça, já que nos Estados Unidos as questões ligadas a imigração são de responsabilidade do governo federal, não de Estados ou municípios.

Em 2008, um vereador local já havia proposto legislação se­­melhante, que na época foi rejeitada por pequena margem em um referendo.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.