San Francisco (EFE) — A Califórnia foi às urnas em um plebiscito especial, de suma importância para o governador Arnold Schwarzenegger, celebrizado por Hollywood na série de filmes "O Exterminador do Futuro". Cerca de 7 milhões de californianos compareceram às urnas para decidir sobre oito medidas, quatro delas propostas pelo governador, centradas em assuntos diversos, que vão de educação a aborto. Schwarzenegger afirma que as medidas propostas são vitais para acabar com os problemas estruturais sofridos por um estado com um sistema político decadente.

CARREGANDO :)

As medidas propostas buscam, essencialmente, dificultar aos professores das escolas públicas a obtenção de uma vaga fixa, limitar a participação dos sindicatos e dar mais poder ao governador para administrar o orçamento geral, entre outras coisas. As quatro iniciativas são de grande importância para o futuro da Califórnia, mas Schwarzenegger possui pretensões ainda maiores: o plebiscito é considerado o primeiro passo em direção à sua campanha para a reeleição, em 2006. "A batalha é muito mais árdua do que eu havia previsto", reconheceu o ator à imprensa.

O republicano Schwarzenegger continua se atendo ao papel de governador independente, que deve explicações apenas a si mesmo, mas os californianos parecem cansados de escutar novamente o mesmo discurso já várias vezes repetido, e agora buscam um filme com algo mais de ação e, sobretudo, que dê melhores resultados.

Publicidade