A polícia colombiana encontrou uma réplica da estátua Copa Fifa, que está sendo disputada na África do Sul, feita com 11 quilos de cocaína. A apreensão foi feita na sexta-feira (3), na seção de cargas e encomendas do Aeroporto Internacional El Dorado, em Bogotá.
A réplica, de 36 cm de altura, era de cor dourada e com raias verdes na base, como a original. Ela foi encontrada dentro de uma caixa de papelão que também continha camisas oficiais de várias seleções que disputam a Copa do Mundo, entre elas a da Argentina e a da Alemanha. O pacote estava endereçado a Madri (Espanha) e havia sido postado por uma pessoa que registrou o envio sob identidade e endereços falsos na Colômbia.
Segundo o coronel José Piedrahíta, chefe da divisão antidrogas que atua nos aeroportos colombianos, os policiais rasparam um pouco da pintura e enviaram a amostra para testes, nos quais foi confirmado que a estátua era feita de cocaína misturada com algum produto, como acetona ou gasolina, de modo a ser moldada.
Nos primeiros seis meses de 2010, a polícia colombiana já apreendeu uma tonelada de cocaína no aeroporto internacional de Bogotá. Em todo o ano de 2009, havia sido apreendida no mesmo aeroporto 1,2 tonelada da droga.