Atiradores de elite da polícia mataram um homem que mantinha uma criança refém numa rua residencial em Pequim nesta segunda-feira, no mais recente de uma série de ataques envolvendo crianças no país. O episódio acontece no momento em que a China sedia a World Expo, em Xangai.
O homem tomou a menina de cinco anos do pai dela e ameaçou machucá-la se a polícia não o ajudasse a encontrar uma mulher que ele conheceu na internet e que se recusava a encontrá-lo pessoalmente, disse a agência de notícias Xinhua.
A polícia disparou contra o homem no início da tarde "após a persuasão fracassar", disse a Xinhua.
Cinco ataques em seis semanas em escolas e jardins da infância chamaram atenção para os problemas sociais da China, apesar de suas ricas cidades e de sua modernidade, que estão sendo mostradas na World Expo em Xangai.
Zhou Yongkang, uma das principais autoridades de segurança da China, pediu por medidas de segurança em escolas e "fez um apelo aos governos locais que evitem questões extremas", disse a Xinhua.
No mais recente ataque a uma escola, um homem com um martelo ateou fogo ao próprio corpo após ferir cinco crianças e uma professora na província de Shandong na semana passada. Sua viúva disse que ele estava desesperado por conta de ordens do governo para demolir sua casa nova.