Três pessoas foram presas nesta quarta-feira (2) em conexão com duas explosões sem vítimas relatadas que ocorreram nesta terça-feira (1º) no norte de Copenhague, perto da embaixada de Israel, informou a polícia da Dinamarca.
"Em conexão com as explosões da noite passada perto da embaixada israelense em Hellerup, três pessoas foram presas. Dois homens foram presos em um trem na Estação Central de Copenhague. Além disso, prendemos outro homem mais cedo, em outro local em Copenhague", explicou a polícia em mensagem na rede social X, segundo a Agência EFE.
O tráfego na estação central foi interrompido por pouco mais de meia hora devido à ação policial.
As explosões ocorreram por volta das 3h20 (22h20 de terça-feira em Brasília) e foram relatadas por oficiais que faziam a segurança da legação diplomática.
"Iniciamos uma extensa investigação e aumentamos a presença policial na área", disse Jakob Hansen, subinspetor da polícia de Copenhague, em entrevista coletiva horas depois.
A polícia ainda não confirmou se há uma conexão entre as explosões e a embaixada, nem informou se houve algum dano à propriedade, o tipo de explosivos usados ou a força da explosão.
Os policiais isolaram a área e reforçaram sua presença ao redor da delegação diplomática.
A embaixada israelense está localizada no bairro de Hellerup, no norte da capital dinamarquesa, em uma área onde outros países, como Romênia, Tailândia, Irã e Turquia, também têm seus escritórios diplomáticos.
A polícia sueca também confirmou nesta quarta-feira que um tiro foi disparado contra a delegação diplomática israelense em Estocolmo na noite passada.
"Foi constatado que a embaixada israelense foi atingida por tiros. Nenhuma pessoa foi ferida. Uma investigação preliminar foi aberta para um crime grave com armas. Nenhuma prisão foi feita", relatou a polícia sueca em comunicado.
As ações ocorreram no mesmo dia que o Irã lançou um ataque com cerca de 200 mísseis contra Israel.
Deixe sua opinião