Ao menos 12 pessoas foram presas após protestarem em frente à Câmara dos Deputados de Londres contra uma lei que pretende criminalizar a invasão de imóveis vazios pelos chamados squatters. Os parlamentares devem debater o projeto ainda nesta terça-feira.
Cerca de 150 pessoas se reuniram em frente ao órgão, em Westminster, pouco depois da meia-noite. Uma série de confrontos eclodiram entre policiais e manifestantes, e os oficiais chegaram a usar cassetetes e megafones para dispersar a multidão.
A maioria dos manifestantes deixou o local pacificamente, mas cerca de 50 se recusaram a sair, afirmando que estavam fazendo um piquenique de Halloween. Segundo a legislação britânica, organizar ou participar de um protesto "não autorizado" a 1 km do Parlamento é uma ofensa criminal.
O Reino Unido não tem nenhum estudo sobre o número de casas ocupadas por invasores em seu território. Mas com cada vez mais casos noticiados em Londres, como o do casal de enfermeiros que, ao voltar de férias, descobriu sua residência tomada por romenos. A nova lei quer transformar a invasão e a ocupação de propriedades em crime, além de propor meios para acelerar o despejo dos indesejáveis inquilinos. Atualmente a ocupação só é crime se o imóvel em questão já for habitado ou estiver prestes a receber novos donos. Mas invadir um estabelecimento comercial vazio, por exemplo, é tido como ofensa civil, e seus ocupantes só podem ser removidos por ordem judicial.
Deixe sua opinião