A polícia colombiana utilizou gás lacrimogêneo e jatos d'agua para dispersar milhares de manifestantes que se reuniram nesta quinta-feira (29) na Praça de Bolívar, no centro de Bogotá, em apoio à greve do setor agropecuário.
Os manifestantes, entre eles grupos de pessoas encapuzadas que jogaram pedras nos policiais e em estabelecimentos comerciais e bancos, chegaram à praça após passeatas que saíram de diferentes pontos da cidade, constatou a Agência Efe.
Depois do confronto com os oficiais, os manifestantes se dispersaram pelas ruas no entorno da Praça de Bolívar, onde ficam o Capitólio e o Palácio de Justiça.
Os choques deixaram três feridos, entre eles dois policiais, divulgou o secretário do governo de Bogotá, Guillermo Alfonso Jaramillo, no Twitter. "Solicitamos aos manifestantes respeito e ordem", acrescentou Jaramillo.
Na cidade de Soacha, no sul de Bogotá, foi decretado toque de recolher por causa dos distúrbios.
Em Medellín, Cali, Tunja e Cartagena também ocorreram manifestações em apoio à greve dos camponeses, e em Barbosa (Antioquia) na estrada entre Cajamarca (Tolima) e Armênia (Quindío), foram registrados atos de vandalismo.
Representantes do governo e dos camponeses continuam reunidos em Tunja, capital do estado de Boyacá, para tentar chegar a um acordo que ponha fim à greve que mantém bloqueadas várias estradas do país.