As forças de segurança da França divulgaram, neste domingo (15), a foto de um fugitivo suspeito de envolvimento nos ataques em Paris, advertindo que ele é muito perigoso. “Não mexam diretamente com ele”, alerta o comunicado policial. Informações iniciais dão conta de que o suspeito seja cidadão belga e que ele esteja diretamente envolvido no massacre que deixou 129 mortos e centenas de feridos.
Segundo as investigações. o homem, identificado como Abdeslam Salah, 26, alugou o carro que levou terroristas à casa de shows Bataclan, onde foram mortas 89 pessoas durante um show da banda Eagles of Death Metal.
Salah é um dos irmãos suspeitos de envolvimento na matança: um deles foi preso na Bélgica, enquanto o outro morreu nos ataques. O foragido teria participado dos ataques ao alugar em seu nome o VW Polo preto que levou o grupo de sequestradores ao Bataclan
Segundo o jornal francês Le Monde, o irmão morto de Abseslam é Ibrahim Salah, que participou do ataque suicida no Comptoir Voltaire, um bar do 11º distrito francês. Ele tinha 31 anos. A publicação francesa também divulgou que o segundo homem-bomba que participou do atentado perto do Stade de France teria 20 anos de idade. Ele não teve o nome divulgado. Tanto esse terrorista quanto Ibrahim seriam franceses e moravam na Bélgica. A identificação de ambos ocorreu via impressão digital, segundo a promotoria francesa.
Há um quarto terrorista identificado: o francês Omar Ismaïl Mostefaï. Segundo as autoridades francesas, ele tinha 29 anos e e detonou cinto com explosivos na Bataclan.
A equipe franco-belga formada para investigar, de Bruxelas, as investigações relacionadas aos atentados já prendeu sete suspeitos de terem participado dos ataques que mataram 129 na noite da última sexta-feira (13), em Paris. A informação foi repassada à imprensa por uma autoridade belga sob a condição de anonimato. Ainda não se sabe se os suspeitos foram detidos em território francês ou belga.