O traficante mexicano José Antonio Medina foi preso, anunciou hoje a polícia local. Conhecido como "O Rei da Heroína", ele era apontado como um dos grandes exportadores da droga para os Estados Unidos. Também foram presos pela Polícia Federal (PF) quatro supostos operadores financeiros dos cartéis de Sinaloa, do México, e do Norte do Valle, da Colômbia.

CARREGANDO :)

O responsável antidrogas da PF mexicana, Ramón Pequeño, informou que Medina, apelidado também de "Don Pepe", foi detido ontem em Michoacán, mais de 200 quilômetros a oeste da Cidade do México. A polícia apreendeu ainda US$ 1,7 milhão. Aos 36 anos, Medina é apontado como líder de uma organização que compartilhava a logística com o cartel La Familia e era supostamente responsável por introduzir 200 quilos de heroína mensalmente nos EUA, onde é procurado.

Pequeño informou que o mexicano obtinha a heroína no Estado de Guerrero, levando-o ao vizinho Michoacán e, depois, para Tijuana fronteiriça com San Diego, na Califórnia. Segundo a autoridade, dois colombianos, identificados como Marcos Iván Espinoza de León e David García, são suspeitos de receber no México dinheiro vindo dos EUA, que seria enviado para a América do Sul e Central (incluindo Panamá, Colômbia e Venezuela), além de países asiáticos, como a China.

Publicidade