Autoridades mexicanas encontraram os corpos decapitados de seis homens nesta sexta-feira no Estado ocidental de Michoacan, região conhecida pela violência relacionada às drogas. Promotores informaram em comunicado que os corpos e cabeças foram encontrados na entrada da cidade de Acahuato. As vítimas não foram identificadas.
Michoacan é o berço do cartel La Família, a quem as autoridades culpam pela recente onda de decapitações e assassinatos de policiais e soldados.
Também nesta sexta-feira, quatro homens severamente espancados foram vistos andando ao longo de uma rua movimentada da cidade de Zamora, também em Michoacan, carregando mensagens assinadas pela La Família. "Sociedade, não nos julgue. Estamos limpando sua cidade", dizia uma delas.
Na semana passada, quatro homens que haviam sido espancados e torturados foram vistos andando perto da estação de trem de Zamora carregando placas semelhantes e gritando que eram estupradores e ladrões.
O presidente Felipe Calderón iniciou sua ofensiva contra os cartéis de droga em Mochacan, enviando milhares de policiais federais e soldados para seu Estado natal após assumir o mandato em 2006. A violência relacionada às drogas matou mais de 15 mil pessoas no México desde então.
Vai piorar antes de melhorar: reforma complica sistema de impostos nos primeiros anos
“Estarrecedor”, afirma ONG anticorrupção sobre Gilmar Mendes em entrega de rodovia
Ação sobre documentos falsos dados a indígenas é engavetada e suspeitos invadem terras
Nova York e outros estados virando território canadense? Propostas de secessão expõem divisão nos EUA