A polícia deixou guardas de prontidão na cidade histórica de Praga neste sábado, depois que serviços de segurança emitiram seu alerta mais grave de ataque terrorista. O primeiro-minstro Mirek Topolanek disse que o governo se reuniu no fim da sexta-feira e cedo neste sábado para adotar medidas extras de segurança.
"O governo recebeu informação de representantes de serviços de segurança e da polícia sobre grande risco de ato terrorista na capital relacionado ao aumento do risco de segurança de caráter similiar no exterior. O governo decidiu fortalecer as medidas de segurança com o objetivo de eliminar os riscos existentes'', disse Topolanek em comunicado.
O ministro do Interior, Ivan Langer, afirmou que a ameaça é a mais séria que o país já teve.
"Essa é a primeira vez que a República Tcheca enfrenta, de forma tão concreta, elevado risco concreto de ato terrorista'', disse Langer em coletiva de imprensa.
Ele disse que informações sobre um possível ataque foram obtidas através de cooperação entre serviços tchecos e internacionais de segurança. Langer afirmou que o governo não tinha mais informações sobre a ameaça.
A República Tcheca possui uma pequena unidade militar no Afeganistão e instrutores de polícia militar no Iraque. Mas, não tem sido alvo de ataques terroristas nos últimos anos.
Julgamento do Marco Civil da Internet e PL da IA colocam inovação em tecnologia em risco
Militares acusados de suposto golpe se movem no STF para tentar escapar de Moraes e da PF
Uma inelegibilidade bastante desproporcional
Quando a nostalgia vence a lacração: a volta do “pele-vermelha” à liga do futebol americano